150 ANOS DE SANTOS DUMONT

EPCAR celebrará os 150 anos de Santos Dumont com eventos comemorativos

Eventos serão de âmbito esportivo, cultural, literário, militar, entre outros
Publicada em: 22/06/2023 11:53
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea

Para celebrar o sesquicentenário do Patrono da Aeronáutica Brasileira, o Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizará uma série de eventos comemorativos, de âmbito esportivo, cultural, literário, militar, entre outros.

Durante todo o mês de julho, a fachada histórica da EPCAR receberá iluminação especial e haverá uma homenagem a Santos Dumont, nas placas de outdoor da instituição. Quem quiser ver de perto, poderá fazê-lo no dia 12/07, quando acontecerá, no cinema da EPCAR, a apresentação da Banda de Música da Escola, em alusão aos 150 anos de Santos Dumont. A apresentação está prevista para às 19h.

Corrida de Santos Dumont

Um dos primeiros eventos comemorativos será a Corrida de Santos Dumont, que já está com inscrições abertas e seguem até o dia 23/06, mais informações no site www.fab.mil.br/epcar. A corrida, de 5 km, será realizada em Barbacena (MG), a partir das 8 horas, no dia 1º de julho. Os interessados deverão acessar o site para mais informações.

Concurso artístico e literário

Enquanto isso, para os alunos das escolas de Barbacena, de ensino fundamental e médio, há dois concursos em que eles poderão participar: um é o concurso artístico e literário, exclusivamente para alunos do ensino médio; e o outro é a oportunidade de ter seu trabalho exposto na exposição "150 anos, 150 imagens", onde os participantes poderão se inscrever, apresentando seus trabalhos nas seguintes categorias: fotografias, história em quadrinhos, ou plástica (grafite, desenho, caricatura, pintura, arte digital). Os vencedores destes concursos receberão medalhas e certificados. Os editais estão divulgados no site www.fab.mil.br/epcar.

Os trabalhos selecionados estarão expostos na exposição "150 anos, 150 imagens", que acontecerá no ginásio poliesportivo da EPCAR, onde os visitantes poderão votar naqueles que mais gostarem, elegendo os vencedores de cada modalidade. Com entrada franca e aberta ao público, a exposição trará imagens da vida de Santos Dumont, objetos pessoais e trabalhos inscritos nos concursos, onde estarão expostas a vida, a obra e os valores do Pai da Aviação. Durante os dias da exposição, também estará presente uma réplica do Demoiselle, uma das aeronaves construídas pelo Patrono da Aeronáutica. A exposição acontecerá entre os dias 03 e 14/07, com visitação aberta das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Cerimônia militar

Encerrando as comemorações no mês de julho, será realizada, na casa onde nasceu Santos Dumont, a solenidade militar alusiva ao seu nascimento. Na oportunidade, além do hasteamento da insígnia de Marechal do Ar, do canto do hino dos aviadores, da leitura da Ordem do Dia, também serão agraciados militares e personalidades, com a medalha Mérito Santos Dumont, da Força Aérea Brasileira, e Mérito Cabangu, da Fundação Casa de Cabangu. A cerimônia militar contará com a presença de autoridades regionais e da Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR.

Além das comemorações da EPCAR, durante todo o mês de julho serão realizadas várias ações para que se possa enaltecer a vida, a obra e os valores de Santos Dumont. Para o dia 20 de julho, está prevista a solenidade de entrega da medalha Santos Dumont, do Governo de Minas Gerais, na Fazenda Cabangu. À noite, na Câmara Municipal de Barbacena, será realizada uma sessão solene em homenagem ao Pai da Aviação, com a presença de autoridades municipais, entre elas, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça. Durante todo o mês de julho, a Prefeitura de Santos Dumont também estará realizando vários eventos para celebrar os 150 anos de nascimento de seu filho mais ilustre.

Além das celebrações do "mês de Dumont", estão previstas outras festividades, que não se encerrarão no mês que celebra o nascimento do inventor do avião e de muitas outras utilidades para a humanidade. No mês de setembro, nos dias 22 e 23, durante a Feira do Conhecimento da EPCAR, Santos Dumont também será o tema principal.

Open Museum Day

Encerrando em grande estilo as comemorações do sesquicentenário, a EPCAR, juntamente a vários parceiros e outras organizações da FAB, realizará o "Open Museum Day", um dia inteiro repleto de atividades na casa onde nasceu Santos Dumont. O evento contará com ações sociais, brincadeiras, entretenimento, visitação à casa onde Santos Dumont viveu seus primeiros anos de vida, além da apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea, sendo esta, uma apresentação inédita na região. Eventos gratuitos e com acesso liberado para a população.

Para conhecer mais sobre a vida, a obra e os valores do Patrono da Aeronáutica clique aqui e acesse a página especial que a Força Aérea Brasileira lançou para homenagear o Pai da Aviação, Marechal do Ar e Patrono de toda a Aeronáutica Brasileira e, não apenas, da FAB.

A EPCAR lançou, ainda, um museu virtual da Fazenda Cabangu, onde você poderá fazer um tour virtual e conhecer todo o acervo da casa onde Santos Dumont vivia seus momentos de Alberto, longe dos holofotes que sempre o cercavam. Clique aqui para acessar o museu.

Confira aqui a programação completa da EPCAR. 

Fotos: Arquivo EPCAR